União dos Escoteiros do Brasil reúne mais de 60 mil membros

Grupo se reúne para ouvir as instruções do líder dos escoteiros

Grupo se reúne para ouvir as instruções do líder dos escoteiros

Por Felipe Lopes

Os escoteiros existem, são cerca 60 mil só no Brasil. E estão espalhados em cada canto da cidade, em cada estado do nosso país e até do mundo. O escotismo não pode ser visto como um mero acampamento de férias ou uma espécie de retiro. Segundo as UEB, União dos Escoteiros do Brasil, as atividades praticadas pelos adolescentes e jovens contribuem não apenas na vida de quem veste o uniforme, mas de quem acompanha os filhos até as reuniões, buscando sempre formar novos e melhores cidadãos.

 E é para espalhar essa mensagem aos grupos, que existe a UEB, que comanda e regula com rigor todos esses grupos. A União dos Escoteiros do Brasil, presente em território nacional há mais de 75 anos, é uma organização não governamental, civil, de fins filantrópicos e de utilidade pública. As atividades tem um objetivo não só de educar o jovem, mas trabalhar todos os aspectos de desenvolvimento humano, como o físico, mental, emocional e espiritual.

 Todas essas atividades são organizadas e praticadas em cada grupo de escoteiros. Só em São Paulo, são mais de 17 mil membros incluindo voluntários. Juntamente com seus chefes, os adultos diretamente ligados às atividades, realizam essas tarefas aumentando o potencial dos jovens. Na parte administrativa, a união também faz parte do bom desenvolvimento da organização. O que se vê, é um enorme trabalho em equipe de voluntários.

 Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o movimento escotismo tem como meta o desenvolvimento do jovem, através de um sistema de valores que preserva a honra baseado nas leis escoteiras.

 Confira abaixo o sistema de valores do escotismo:

 1 – O escoteiro tem só uma palavra. Sua honra vale mais do que a própria vida.

2 – O escoteiro é leal

3 – O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação

4 – É amigo de todos e irmão dos outros escoteiros

5 – O escoteiro é cortês

6 – Ele é bom para os animais e para as plantas

7 – Obediência e disciplina

8 – Ele é alegre e sorri nas dificuldades

9 – Respeita o bem alheio e é econômico

10 – O escoteiro tem o corpo e alma limpos

 Com a obediência nessas leis principais do convívio em grupo e com a sociedade, a promessa escoteira é estabelecida onde é prometida a honra e a obediência em busca do melhor para o indivíduo e para a sociedade em geral. Seus princípios são o dever para com Deus, aos outros e para si próprio colaborando para o seu desenvolvimento físico, moral e intelectual.