Novidades nos menus de casamento

Se você vai casar e quer saber as novidades dos menus de festas de casamento, quais as novas tendências para ter uma festa moderna, divertida e inesquecível,segue abaixo alguns pratos que estão fazendo sucesso e algumas receitas também .

Geladinho Gourmet

O geladinho gourmet, uma releitura dos tradicionais geladinhos, também chamados de sacolé, gelinho ou chup-chup, foi sucesso garantido entre as novidades da CASAR 2011 – uma das maiores feiras do Brasil sobre casamento organizado pela famosa cerimonialista Vera Simão.

        A delícia é da Rojo Criatividade Gourmet e é servida no momento em que a pista de dança está cheia, fazendo com que os convidados do casamento se animem ainda mais com esse toque de descontração! Os sabores são variados, e o geladinho gourmet de uva com licor de cassis, sex on the beach e piña colada estão entre os mais gostosos!

Confira a receita dos geladinhos gourmet aqui

Whoopies

A novidade da vez é o whoopie, um doce norte americano que ganhou os cardápios dos cafés lançadores de tendência em Nova York e acaba de chegar ao Brasil.
        Embora a guloseima seja americana, nem mesmo em Nova York ela era popular. Algo que começou a mudar no ano passado. Diversos cafés da cidade lançadores de tendências começaram a oferecer as tortas em seus cardápios. “Apareceram até mesmo na Magnólia Bakery, o que ajudou a transformar os cupcakes em mania nacional depois que a loja foi exibida em ‘Sex and the City’, escreveu o New York Times em 2009.

        O cupcake está com os dias contados. É o que diz o jornal inglês The Times, que sentencia a morte de um dos doces mais populares de hoje em dia. O whoopie, tradicionalmente feito pelos colonos Amish na Pensilvânia, nos Estados Unidos, estaria desbancando os cupcakes em casamentos.

        Agora, parece que o whoopie atravessou fronteiras. No Brasil, já não é tão difícil encontrá-lo. Só não é tão popular entre os pedidos como o cupcake, segundo o chef Reginaldo Carvalho, do restaurante Zona Zen, no Rio de Janeiro. Ele incluiu por acaso o whoopie no cardápio, quando pensava em novas opções de biscoitos para a casa. Ele conta as suas versões para o doce: “fazemos sempre de goiabada e doce de leite”.

        “A base dos whoopies leva farinha de trigo, açúcar, manteiga e clara de ovo”, ensina Reginaldo, que acrescenta: a consistência da massa é de um biscoito. É um mistério, no entanto, definir os whoopies. Ninguém se arrisca definir se trata de um bolo, uma torta ou um cookie. Um enigma que se desvenda provando.

        Aqui no Brasil ele já está disponível na em  versões incrementadas, são três sabores: Vanilla Splash com massa de baunilha madagascar com brigadeiro de chocolate belga; Chocolate, massa de chocolate com marshmallow e Lemon & Pistachio que tem massa de limão siciliano com recheio de limão e pistache. Cada whoopie custa R$ 4,00.

Veja a receita do chef Reginaldo Carvalho, do restaurante Zona Zen, no Rio de Janeiro. Rende 15 whoopies. Ele avisa para quem está testando a receita pela primeira vez tomar cuidado para não pesar a mão na manteiga. “Não é tão difícil de fazer, mas tome cuidado para deixar a manteiga no ponto certo, não pode colocar demais”.

Confira as receitas dos whoopies aqui

Finger Food

Receber com finger food é perfeito para festas dançantes e encontros em que não é possível todos os convidados sentarem à mesa.O segredo de uma recepção como essa é apostar em um cardápio variado e caprichar na arrumação da mesa. O serviço de um garçom é necessário quando a recepção for para mais de 50 pessoas. Champanhe, vinho e cerveja, além de água e refrigerante, são os acompanhamentos ideais para esse tipo de encontro.

Usar molhos variados e transformar os pratos principais em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesas (hossomakis e uramakis), ou usar delícias da cozinha mexicana, nachos ou tortillas. Uma outra dica original, divertida e muito gostosa são as lasagnas artesanais combinam com os mais variados tipos de festa e são servidas em cumbucas individuais, na medida certa para saciar o apetite com muita elegância.

Seus convidados vão adorar e o melhor dessa história é que você no final de tudo você não tem uma pilha de louça te esperando.

No palito

Eles fazem sempre muito sucesso. Você pode realizar combinações incríveis, como esta, do chef Fábio Guerra. Meia batata bolinha cozida com um camarão grelhado. Experimente também abobrinha grelhada com mussarela de búfala, presunto parma com manga, pernil assado com abacaxi.

No copo

Utilize taças e copinhos para servir pequenas porções de saladas, massas, risotos, cogumelos refogados, escondidinho de carne seca ou de carne moída. Lembre-se de oferecer tudo já temperado e com garfinho de sobremesa.

Nos legumes

Faça recheios cremosos para eles. No tomate-cereja, coloque cream cheese ou patê de atum. Endívias ficam ótimas com queijo brie e castanha-de-caju. E nas uvas itália, pedacinhos de gorgonzola.

Confira as receitas de finger foods aqui

Por: Emanuella Minari

Fontes: http://gnt.globo.com ; http://vilamulher.terra.com.br ; www.oficinadamoda.com.br ; www.manequim.abril.com.br ; http://allrecipes.com.br ; http://cybercook.terra.com.br ; http://www.casamentoclick.com.br