Moda Urbana Japonesa: O que é Lolita?

por Claudia Ideguchi

Menina veste estilo Classical Lolita

Menina veste estilo Classical Lolita

O ato de se vestir é mais que uma convenção social ou uma necessidade, é também uma das muitas formas que as pessoas encontram para se expressar e mostrar ao mundo sua personalidade. E comumente as roupas são usadas para vender a idéia de determinado tipo de atitude ou pensamento.

Ao queimar os sutiãs numa grande fogueira, as feministas da década de 60 e 70 mostraram seus ideais e transformaram a peça de roupa num símbolo da repressão masculina. E por muito tempo as mulheres vestiram-se baseadas nesse ideal de igualdade sexual, usando agora camisetas e calças jeans.

Apesar de uma reviravolta ou outra, a moda nunca esteve tão feminina quanto hoje. Aos poucos, as mulheres conseguiram separar o feminismo do feminino, e agora se pode uma moda nas ruas que abusa de saias em todos os comprimentos, estampas florais, rendas e babados.

Os japoneses, que sem medo de arriscar quando se trata de moda sempre estiveram um passo a frente, tem em sua moda de rua uma referência muito maior sobre tendências que em desfiles de alta costura do ocidente. Desde a década de 80, os japoneses tem sua tribo urbana que exulta o feminino e o delicado, as chamadas Lolitas.

Menina veste estilo Sweet Lolita

Menina veste estilo Sweet Lolita

Sem referência direta com a Lolita do livro de Nabokov, a origem certa do nome ainda é confusa. Algumas pessoas do meio acreditam que foi inspirada numa música, outras que a palavra foi simplesmente adequada para os propósitos do estilo. Independente da origem do nome, o estilo Lolita é uma grande mistura do delicado e fofo (kawaii, em japonês) com a visão de cada japonês sobre o ocidente. Períodos históricos europeus, movimentos artísticos como o barroco e o rococó, além de memórias da infância e de histórias fantásticas são inspirações para o estilo.

Exagerado, o estilo vai na contramão da moda usada no Brasil e causa estranhamento em sua primeira impressão. No entanto, o estilo Lolita é uma das representações máximas de personalidade e confiança, com diversas facetas e posturas sendo transmitidas em cada um de seus inúmeros sub-estilos, regras e atitudes.

Que peças usar se quero me vestir nesse estilo? Clique aqui.