Mercado de automóveis de luxo só cresce… e os consumidores adoram!

Compradores revelam suas preferências e explicam porque os carros de luxos são melhores

Por Daniella De Caprio

Consumidores acreditam que o crescimento desses veículos é por conta da facilidade com manutenção

Nos últimos anos o mercado de automóveis de luxo só cresceu. Audi, Ferrari, Lamborghini, Mercedes e Mitsubishi são alguns exemplos de marcas de sucesso. No caso da Ferrari que vende cerca de 17 unidades por ano.

Os dados não mentem. A venda de veículos vendidos a R$ 80 e R$ 110 mil cresceram mais de 40% em um ano e meio, de acordo com a Agência Autoinforme. Carros que custam entra R$ 110 e R$ 180 mil tiveram um aumento de 15% nas vendas. “O mercado só cresce porque existem cada vez mais opções, várias fábricas e modelos sendo apresentados toda hora no Brasil. As concessionárias estão vindo para o país e isso facilita a compra e manutenção desses veículos, que antigamente não era nada fácil”, explica o executivo Mauricio Sales, dono de uma Mercedes e que já possui vários veículos de luxo como Audi.

A questão é: como um mercado sem grande divulgação e propaganda pode vender tanto? Para o estudante de administração Rafael Costa Franco, dono de uma Pajero Full 2010, não existe grande divulgação para que a marca mantenha a exclusividade. “Isso não acontece para se manter um valor agregado da marca, para que ela continue sendo exclusiva e para poucos”, afirma. Já para Mauricio esse pequeno índice de divulgação está relacionado diretamente com o consumidor. “O comprador normalmente sabe o que quer, pesquisa sobre o modelo desejado, a marca e seus benefícios. Ele não precisa de propaganda”, revela.

Mas afinal, por que consumir um veículo de luxo, bem mais caro do que um popular? “Dá pra levar em conta o luxo em si e avaliar também a potência do motor, designer e segurança que são bem diferentes dos populares”, revela Rafael.

Internamente os veículos são mais luxuosos, além de trazerem mais segurança ao consumidor

A perspectiva para esse mercado é de crescimento – mais do que já está. Os consumidores estão ansiosos para o lançamento de novos modelos para comparar, conhecer e futuramente comprar. Os automóveis de luxo só tendem a melhorar com o tempo. Potência, segurança, conforto e estabilidade. A única coisa que falta é ter esse tipo de veículo mais disponível à população, pois mesmo com a oferta de crédito, a população ainda não tem acesso a esse tipo de luxo.