Reciclagem de Óleo de Cozinha

 Siga!

Por: Amanda Garcia, Daniele Torres, Felipe Schmieder e Nádia Fuzinato

Atualmente, um dos assuntos mais comentados em todos os segmentos é sustentabilidade. Reduzir, reciclar e reutilizar são as palavras de ordem do século XXI para garantir o futuro do Meio Ambiente e das próximas gerações.

A sustentabilidade tem sido pregada pelas autoridades e pelas empresas, mas esse conceito deve, antes de tudo, refletir os hábitos adotados pelas pessoas em suas próprias casas.

Muito se fala em reciclar o lixo, separar compostos orgânicos de inorgânicos e dispensar separadamente o papel, o plástico, o metal e o vidro, facilitando o processo de reaproveitamento. Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que outro tipo de material que é muito utilizado dentro dos lares também pode sair das casas e ganhar um tratamento sustentável: o óleo de cozinha.

É antigo o costume de jogar o óleo que não é mais próprio para o consumo pelo ralo. Você sabia que um litro de óleo dispensado irregularmente pode contaminar cerca de 20 mil litros de água? Muitas pessoas não sabem, mas além do prejuízo ambiental, o óleo de cozinha pode entupir as tubulações da rede de esgoto e aumentar em 45% os custos do tratamento de água.

Mas essa realidade está mudando: estão crescendo as instituições que recolhem o óleo de cozinha e atuam na reciclagem desse material, que pode se transformar em sabão biodegradável e até biodiesel. As comunidades também estão fazendo a sua parte, separando o óleo e disponibilizando para que essas instituições possam coletar e reutilizar o material.

Aqui você se informa sobre locais de coleta de óleo, conhece o processo de reciclagem e aprende até a fazer o sabão biodegradável com o óleo que não utiliza mais.

Links relacionados:

• Os malefícios do descarte inadequado do óleo de cozinha

• Como dispensar o óleo de cozinha usado

• O óleo de cozinha na produção de Biodiesel

Veja também:

♦Conheça empresas que ajudam na reciclagem
◊Parceria entre empresa de logística e restaurante incentiva produção de biodiesel

*Já pensou em ganhar dinheiro e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente? Não? Então confira a receita de sabão ecológico

uma vez lançado no ambiente, os óleos prejudicam os organismos aquáticos por adsorção, redução do oxigênio dissolvido nos cursos d’água devido à sua persistência no meio”. Confira a entrevista com o engenheiro ambiental, Reinaldo Pereira de Quiroz

» Na Mooca, moradores de condominio estão engajados na ação sustentável do reuso do óleo.  Ouça a entrevista da sindica Francisca Silveira