Projetos da SOS Mata Atlântica apresentam ações de reflorestamento, interatividade e educação ambiental

Por: Daiane de Souza Mayara De Bona

Integrantes da SOS Mata Atlântica durante o evento Viva Mata em SP

Um dos projetos é o “Florestas do Futuro”, que é um programa de restauração de áreas privadas e que também possam ajudar na conservação da água e da biodiversidade. A proposta desse programa é reunir a sociedade para apoiar e também oferecer capacitação técnica para a recuperação ambiental.

A implantação e a manutenção do projeto de reflorestamento é de responsabilidade da SOS Mata Atlântica, desde a seleção das áreas, mudas até o plantio. O principal objetivo é conseguir plantar 4 milhões de mudas nativas ao longo de cinco anos em bacias hidrográficas ameaçadas: Rio das Contas, Vale do Rio Doce, Paraíba do Sul, Tietê e Rio Tibaji.

No interior de São Paulo, na cidade de Itu, foi feita a primeira parceria deste projeto entre a Fundação SOS Mata Atlântica, Rodovias das Colinas, SAAE – Serviço de Água e Esgoto e a Prefeitura Municipal de Itu. Nessa ação, foram plantadas 180 mil mudas.

De acordo com Vistoriador de Viveiros da SOS Mata Atlântica, Roberto Cândido até o final de 2005, foram plantadas cerca de 200 mil mudas 420 mil patrocinadas.

Esse projeto tem um site exclusivo (www.florestasdofuturo.org.br), que divulga todas as informações necessárias, além de ter uma calculadora de CO2, para que se possa checar qual é o débito que se tem com a natureza e poder pagar pelo plantio desta quantia de árvores.

>>> Confira mais informações sobre o Florestas do Futuro

Imagem de Amostra do You Tube


A interatividade que contribui para o reflorestamento

Moisaco montado durante evento da SOS Mata Atlântica

Além desse canal de interatividade, a SOS Mata Atlântica tem um programa voltado para os internautas, é o “Clickarvore”, apoiado pelo Bradesco e pela Editora Abril. Quem acessar o site: www.clickarvore.com.br, poderá doar uma muda de árvore por dia e ainda acompanhar o crescimento.

Durante os cinco anos de existência do “Clickarvore” já foram plantadas mais de 5 milhões de árvores nativas, sendo por volta de 254 projetos aprovados em 112 municípios de sete estados.

>>> Saiba mais sobre o Clickarvore no vídeo

Imagem de Amostra do You Tube


>>>Clique aqui para voltar ao início.