Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração

Por Bruna Cristina Penteado Abjon

 Um dos movimentos organizado pela Igreja é a quermesse que, diferente das outras, começa no último final de semana do mês de abril e acaba no último domingo de maio.

O motivo da festa começar antes do mês de junho, é que no último domingo de maio, é aniversário de Nossa Senhora, onde a Igreja prepara diversas atividades e uma delas é o encerramento da quermesse.

Para a realização desta festa, a igreja conta com a doação de alimentos como óleo, farinha de trigo, macarrão e leite, além de prendas para a barraquinha de brinquedos.

Conta também com a ajuda de voluntários que ficam nas barraquinhas preparando e vendendo as comidas típicas de uma quermesse.

A entrada custa 5 reais, sendo que 2 reais são consumíveis. Na quermesse são comercializados pratos como churrasco, kafta, culinária italiana, doces, salgados, cachorro-quente, pipoca, caldo verde, batata-frita, bebidas e muito mais.

O dinheiro arrecado durante esses mês é todo revertido para a Igreja, em reformas, manutenções, material de limpeza, e até mesmo para ajudar as pessoas carentes.

A quermesse existe há cerca 68 anos, 3 anos após a Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração ter sido fundada.

Segundo Marilena de Sessa, umas das voluntárias, “o objetivo da festa além de financeiro, é também social, inclusive com a presença de seguranças para garantir um ambiente tranqüilo a toda comunidade.”

Trabalhos e Ações Sociais de Algumas das Principais Paróquias da Cidade de São Paulo e Grande São Paulo