Obra de Arte?

Por: Thiago Lars

Por Luiz Antonio Bós Vidal e Rafael Susyn.

Infelizmente não só quadros, estátuas, obras de arte são feitas com material reciclado. Atualmente são quase 220 favelas espalhadas pela cidade de São Paulo, e todas as casas construídas com material reciclado ou lixo com restos de materiais.
 Sempre percebemos a beleza das obras feitas a partir de material reutilizável, mas poucas vezes paramos para perceber que em todas as favelas, não por opção, mas sim por necessidade as casas são feitas desse material. Na maioria das vezes são papelão, madeiras e diferentes tipo de plásticos fazem a composição dessas “obras”, se assim pudermos chamar esse descaso com a população paulista e juntamente a brasileira.
 Em geral pessoas que moram nessas favelas são catadores de lixo e em sua maioria catadores só de material reciclado, “Ë fria, faz barulhos estranhos, é úmido e não temos segurança nenhuma em nossas casas, há qualquer momento ela pode cair ou podem nos tirar dos terrenos”, ressalta José Carlos de Lima, morador da favela do Jardim Jaqueline, no Butantã. e catador de latinhas de alumínio.
 Realmente esse não é um problema que vem de hoje, uma das  primeira favela do Brasil surgiu em 1940, aqui mesmo no estado de são Paulo, depois temos noticias do Morro da Providencia (1964), no Rio de janeiro.
 Mas o importante não é quando surgiu ou quantas favelas existem atualmente e sim que infelizmente se não fossem essas pessoas que lá moram a iniciativa de reciclagem de material não existiria, cada vez mais iríamos perceber o acúmulo de lixo deixado pelas ruas e rios da cidade.
 Além de funcionar como renda extra para algumas famílias necessitada a reciclagem faz bem para a revitalização do meio ambiente, mas não adianta só essas pessoas fazerem seu trabalho é necessário uma conscientização da população e programas de incentivo do governo, mas infelizmente não é isso que vemos, quem banca e criam essas iniciativas são empresas privadas, então vamos colocar a mão na consciência e procurar ajudar nosso planeta.
Veja Mais sobre reciclagem nos sites,

 http://www.revistasustentabilidade.com.br/reciclagem/iniciativa-privada-acelerara-votacao-da-politica-nacional-de-residuos-diz-minc

 http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/03/15/iniciativa-privada-ajuda-a-aprovar-lei-de-residuos-afirma-celso-minc/ .

http://www.3ammagazine.com/brasil/culture-is-our-weapon/ (artigo)

Voltar a matéria principal: Ateliê reúne ‘artistas’ ecológicos na Moóca em São Paulo