Empresas investem na reutilização e coleta do óleo de cozinha para produção de biodiesel

Siga!

 

Por: Amanda Garcia

Prejudicial para o Meio Ambiente, o óleo de cozinha tem recebido atenção da sociedade. Atualmente, existem muitas ONG’s (Organizações Não-Governamentais) que realizam a coleta residencial do óleo de cozinha descartado e produzem sabão biodegradável. Outro destino do óleo de cozinha inapropriado para o reuso doméstico é a produção de biodiesel. O biodiesel é um combustível biodegradável, derivado de fontes renováveis, como o óleo de cozinha.
Nesse contexto, as empresas do ramo gastronômico, que consomem óleo de cozinha em grande escala, estão adotando novas posturas para o descarte do material.
No dia 8 de junho, a empresa de logística Martin-Brower lançou, em uma parceria com a rede de fast food Mc Donald’s para a coleta de óleo de cozinha utilizado nos restaurantes. O material recolhido vai ser processado e transformado em biodiesel, combustível que vai abastecer os próprios caminhões que realizam a coleta.
A rede de supermercados Pão de Açúcar, em parceria com a Unilever, também atua na coleta de óleo de cozinha para produção de biodiesel. O óleo é arrecadado em mais de 40 pontos de venda na cidade de São Paulo e encaminhado à cooperativas.

 

Links relacionados:

• Saiba como dispensar o seu óleo
• Aprenda a fazer  sabão ecológico

 

Não deixe de ler:

♦ Entrevista com Reinaldo Quiroz, engenheiro ambiental

 

Veja também:

• O óleo de cozinha na produção de Biodiesel
• Empresas também ajudam na reciclagem

 

←Voltar para Home