Como dispensar o óleo de cozinha usado

Siga!
Por: Daniele Torres

Cidades de todo o Brasil já estão reutilizando o óleo de cozinha de uma forma mais inteligente. O óleo pode ser usado para fazer sabão, detergente, resina para tintas, glicerina, massa de vidro, biodiesel e até ração animal. Nesse contexto, é possível identificar algumas iniciativas sustentáveis como, por exemplo, o Instituto Triângulo, que tem como objetivo incorporar novos hábitos para a população, a fim de preservar o Meio Ambiente, estimular a inclusão social, o consumo consciente e o desenvolvimento econômico.

O Instituto Triângulo nasceu há três anos, na cidade de Santo André (SP), e realiza um trabalho de conscientização pública que visa, por meio da campanha “Limpe sua Casa, Recicle Óleo de Cozinha”, a importância da redução de danos ambientais. A campanha de conscientização através da reciclagem é realizada porta a porta por agentes treinados pela própria instituição.

Segundo o site da instituição, o óleo de cozinha arrecadado nas residências passa por um processo de tratamento e reciclagem na usina da própria sede. É nesta fase que o projeto contribui para a inclusão social, contando com a participação de jovens de comunidades de baixa renda, que transformam o óleo de fritura em sabão ecológico. Mais tarde, o produto é comercializado em casas, escolas e empresas, garantindo à Instituição sua sustentabilidade.

Para contribuir com a reciclagem do óleo de cozinha, é preciso armazená-lo em uma garrafa PET ou em qualquer recipiente que contenha tampa e levá-lo até um posto de recolhimento mais próximo. Só na cidade de São Paulo, a ONG está em mais de 30 pontos.

Outras organizações não-governamentais também operam com a reciclagem de óleo. Além de movimentar a economia e gerar empregos, as ações contribuem para a melhoria dos cursos de água e do Meio Ambiente.

*Fonte: www.triangulo.org.br

 

Assista ao vídeo da ONG Trevo e veja como é o processo de reciclagem do óleo de fritura!!

Imagem de Amostra do You Tube


Links relacionados:

• Conheça os malefícios do descarte inadequado do óleo de cozinha
• Veja como fazer sabão ecológico

Veja também:

  O óleo de cozinha na produção de Biodiesel
Empresas também ajudam na reciclagem
◊Parceria entre empresa de logística e restaurante incentiva produção de biodiesel

←Voltar para home