Áreas de proteção ambiental em São Paulo

Por Mayara De Bona

Desde 2001 a cidade de São Paulo possui a Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos, localizadas no extremo sul da capital e realizado pela Prefeitura de São Paulo, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Subprefeitura de Parelheiros.

Segundo Fernanda Viera, da área de comunicação da APA (Áreas de Proteção Ambiental) Capivari Monos, o intuito do projeto é o ecodesenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida da população local, “O nosso foco é proteger os recursos sócio-ambientais encontrados nas áreas, como a mata atlântica, rios, cachoeiras, comunidades indígenas, etc.”, explica.

As áreas que podem ser públicas ou particulares apresentam uma grande variedade de fauna e flora típica da Mata Atlântica. Outro aspecto importante são as comunidades tradicionais indígenas Guarani que habitam estes locais.

>>> Confira o vídeo gravado durante o evento Viva Mata da SOS Mata Atlântica e saiba mais sobre o projeto. Imagem de Amostra do You Tube

Além disso, um Conselho Gestor composto por 20 representantes, que são 10 do Poder Público e 10 da Sociedade Civil, definem projetos a serem implantados, empreendimentos e obras de infra-estrutura, como: Zoneamento Geo-Ambiental, que são as normas de uso da APA; Casa da Agricultura, que pretende auxiliar os agricultores com assistência técnica e apoio a comercialização e o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, em que é feita orientação e estruturação de moradores e empresários locais para gerar o turismo sustentável na APA em parceria com o SEBRAE-SP.

>>> Clique para voltar ao início.