O pneu: ontem e hoje

Por Thomas Bento

O primeiro pneu do mundo foi criado por John Dunlop em 1888. Por incrível que pareça era um veterinário que resolveu montar o pneu apenas para colocar no triciclo de seu filho e acabou por ser um dos donos da fábrica Dunlop Tyres, hoje com fábricas nos Estados Unidos no Japão e também com importação para o Brasil.
Desde o primeiro pneu até os dias de hoje já foram fabricados mais de 2,4 bilhões de pneus apenas para automóveis em todo o mundo. Tendo base que foram fabricados mais de 600 milhões de carros, de acordo com a Associação Internacional dos Veículos Automotores (OICA).
Hoje apenas no Brasil a produção em 2009 foi de 61,3 milhões de pneus fabricados de acordo com o IBGE. Apenas nas oito principais empresas associadas à Associação Nacional de Indústrias de Pneumáticas (ANIP) foram 87% do mercado com 53,8 milhões de unidades. Mesmo estes números representando uma queda de 14,43% em comparação a 2008. Além disso, ainda de acordo com o IBGE, foram gerados 20 mil empregos diretos com um salário médio de R$ 1724,00.

Veja abaixo

O Crescimento e investimento no pneu

American Tyre explica processo de remoldagem de pneus

Lições de cidadania: reciclagem de pneus

Reciclando para o futuro 

Empresas se preocupam com o futuro da população e meio ambiente

Veja também

Vídeo detalha como cuidar de seus pneus

Para mais informações sobre reciclagens de pneus siga @reciclapneus

Acesse também

Reciclagem de pneus

A rede Recicle Pneus no NING