Lições de cidadania: reciclagem de pneus

Por Bruna Soares

Pouco se ouve sobre reciclagem de pneus na grande mídia (jornais/revistas e canais de televisão), por isso muitas pessoas se queixam de desconhecerem o destino daqueles pneus que já não servem mais para os seus veículos e derivados. A estudante Lais De Lucca,20 anos e a professora Rita de Cássia, 44 anos, são umas dessas pessoas. “Eu sempre quis saber o destino dos pneus, ainda mais na época forte da campanha contra a dengue, mas quase nada saia sobre.Eu me informava a respeito em sites especializados, como blogs…”relata Lais de Lucca. Já Rita de Cássia, afirma que é de extrema importancia que ela se mantenha informada sobre a coleta, para passar aos seus  alunos. “Eu sempre tento me manter informada em diversas campanhas a favor do meio ambiente,como é o caso dos pneus. Meus alunos necessitam desse tipo de conhecimento, para levar até seus familiares e tentar conservar o seu bem maior, o planeta.” Com isso este texto tem a pretenção de ajudar aqueles que gostariam de saber mais sobre a reciclagem de pneus e os produtos que surgem da reciclagem.
Marcelo Alves, 44 anos, dono de borracharia, é um daqueles que desconhecem a reciclagem e acabam contribuindo para a poluição ambiental e também o aumento de focos da dengue, jogando seus pneus ao ar livre.
“Sinceramente, apesar de ser dono de uma borracharia não sei o destino melhor para eles e como não posso deixar eles dentro da loja ocupando o local dos novos, acabo deixando no terreno ao lado ou então coloco para o lixeiro pegar.”

Empresas se preocupam com o futuro da população e meio ambiente

O que ele e muitos outros iguais a eles  desconhecem, é que existem muitas entidades criadas sem fins lucrativos por empresas fabricantes de pneus, na qual coletam e dão o destino mais apropriada a eles. O material produzido com a reciclagem vai desde asfalto, cimento,chinelos, bolsas, entre outros. Quem regula as formas de detinação dos pneus inservíveis é o IBAMA, no qual determina os processos ambientalmente mais correto para cada tipo de pneu (carro/caminhão/bicletas/carrinhos de bebê/etc.).

Reciclando para o futuro

Já outro proprietário de borracharia, João Ribeiro, 38 anos, sabe o melhor destino para os pneus de sua loja. “Eu sempre tento me manter informado sobre o destino dos pneus daqui, muitos dos meus clientes também tem essa preocupação e antes de deixarem os pneus aqui, sempre me perguntam o destino deles. Eu até tenho algumas cartilhas que pego das entediades que coletam os pneus e também de algumas fabricantes como: Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli.”
Como João comentou, as fabricantes de pneus Bridgestone, Firestone, Goodyear,Michelin e Pirelli criaram a Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos voltada para a coleta e a destinação de pneus velhos e sem utilidade. A Reciclanip pega os pneus dos pontos de coletas cadastrados (veja a lista de postos aqui) e os leva até as empresas de trituração de onde serão encaminhados para a destinação final.
Como prova do êxito de iniciativas como as da Reciclanip, tem o exemplo do ajudante de borracehiro Thiago Alves, 22 anos, começou a se interessar pelo assunto quando começou a trabalhar com pneus e admite que antes disso jogava seus pneus no terreno atrás de sua casa. “Eu era uma daquelas pessoas, que não tem conciência do mal que faz a natureza, jogando os pneus em qualquer lugar. Por diversas vezes joguei pneus de bicicletas e de carros em terrenos. Ainda bem que comecei a trabalhar em uma borracharia e tive conhecimento do mal que causava e também da forma de reverter. Hoje sempre que vejo alguém jogando, alerto sobre os risco e passo o endereço do posto de coleta mais próximo. No último aniversário de minha namorada, dei para ela uma sandália feita de borracha de pneus. Ela amou!”
Se ficou interessado em saber os produtos que aqueles pneus velhos e carecas que você tem em casa, podem se transformar, não deixe de entrar aqui.

Veja a baixo o video de “Como cuidar bem de seu pneu”

Veja abaixo mais reportagens sobre reciclagem de pneus

O Crescimento e investimento no pneu

American Tyre explica processo de remoldagem de pneus

O pneu: ontem e hoje