Hospital Nove de Julho contrata empresa especializada em nutrição e gastronomia

 
Instituição avança na corrida para aprimorar o serviço e firma parceria com a empresa Gran Sapore   

Prato servido para pacientes internados

 

Assim como diversos hospitais da capital paulista, o Hospital Nove de Julho avança na corrida para o aprimoramento do Serviço de Gastronomia Hospitalar. O primeiro passo da instituição foi firmar parceria com a empresa Gran Sapore, que em conjunto com o hospital montou um projeto gastronômico para destacar o serviço hoteleiro na área da saúde.     Para colocar o projeto em prática, inicialmente foi realizada uma pesquisa com os pacientes e funcionários para levantar suas necessidades. Assim foram elaboradas estratégias de trabalho para reformulações no processo de produção de pratos mais requintados, porém dentro dos parâmetros da nutrição.      

Nessa empreitada, o destaque fica para um personagem importante: o chefe de cozinha. “Temos diariamente quatro opções de menus em cada refeição e mais uma opção do chefe, além de um cardápio de grelhados e dos pratos do restaurante Roberto Raviolli, também parceiro do Nove de Julho”, diz Veridiana Correa, gerente de Hotelaria do Hospital Nove de Julho. Além das inovações no menu, foi desenvolvido um cardápio de suplementos. “Isso tudo significa um cuidado não só com a comida, mas sim com a apresentação dos pratos, o cuidado com a escolha”, destaca. 

 

  

A Gran Sapore 

A empresa Gran Sapore oferece para o hospital mão-de-obra, equipamentos e treinamento de pessoal. A parceria já resultou 30% de economia com redução de água, energia e desperdício de alimentos. Também diminuição do quadro de funcionários, já que a empresa oferece produtos processados. Legumes e carnes já vêm cortados, permitindo padronização para a gastronomia hospitalar.      

Para atender a demanda do hospital, a Gran Sapora disponibiliza 120 colaboradores, sendo 15 nutricionistas de dieta terapêutica. A empresa existe no mercado alimentar há 17 anos e desde 2003 atua na área hospitalar do Estado do Rio de Janeiro. Hospital Copa D’Or, Hospital Balbino, Hospital Tijutrauma e Hospital Unimed Campos são exemplos de instituições, para as quais a empresa presta serviço de nutrição. Os planos para o futuro é expandir a prestação do serviço para outras regiões do Brasil. Segundo Teresa Caldas, executiva da Gran Sapora, “a idéia é fazer com que o trabalho não seja só produzir a refeição, e sim levar ao paciente uma experiência gastronômica, na medida do possível”. 

 Voltar para matéria principal: Hospitais de São Paulo inovam atráves da Gastronomia 

Siga-nos no Twitter 

Acompanhe nosso Delicious 

Veja nosso Flickr