Hospital do Câncer entra na gastronomia clínica

Por Danielle Costa e Fernanda Vieira

gastronomia hospitalar é fundamental na recuperação de um paciente internado, pois ao contrário do que era oferecido no passado pelos setores de nutrição de um hospital, atualmente os pratos proporcionam uma alimentação nutricionalmente saudável com uma apresentação impecável que estimula a vontade de se alimentar. Fator importante para uma recuperação mais rápida.

As técnicas abordadas pela gastronomia colaboram para aprimorar a preparação de qualquer prato. O sabor, textura e aroma ficam totalmente diferentes. O segmento da gastronomia tem sido utilizado nos hospitais há pelo menos cinco anos. Porém, apenas os hospitais de médio e grande porte conseguem contratar um profissional especialista em gastronomia como chefe de cozinha.

Já a nutricionista realiza trabalhos administrativos e coordena a parte operacional dividindo o ambiente da cozinha com o chefe de cozinha que fica responsável por acompanhar e orientar cada colaborador na execução das tarefas. Todos os colaboradores da equipe do serviço de nutrição e gastronomia de um hospital são fundamentais na realização das refeições, cada um com sua atividade, desde aquele que lava as panelas até a copeira que distribui a refeição ao paciente.

Num hospital existem as dietas padrões e a partir delas são realizadas as adaptações conforme o caso clínico de cada paciente. A nutricionista realiza visitas periódicas aos pacientes e modifica a refeição de acordo com o cardápio do dia. “Existem alguns casos onde preparamos alguns pratos além do cardápio existente no dia”, completa Andréa Koga, nutricionista-coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital do Câncer.

No caso específico do Hospital do Câncer, os pacientes não têm muita resistência em relação à alimentação por não gostarem dos alimentos oferecidos. Muitas vezes a resistência se dá por causa dos efeitos da doença no organismo. Para as crianças, todos os sábados os pratos são preparado com um cardápio especial.

 Imagem de Amostra do You Tube

Voltar para matéria principal: Hospitais de São Paulo inovam através da Gastronomia

Siga-nos no Twitter 

Acompanhe nosso Delicious 

Veja nosso Flickr

2 comments for “Hospital do Câncer entra na gastronomia clínica

  1. solange deliberador
    29 de maio de 2011 at 11:38

    EXCELENTE INICIATIVA O HOSPITAL DO CANCER P/AUXILIAR OS PACIENTES EM TRATAMENTO.

  2. solange deliberador
    29 de maio de 2011 at 11:37

    GOSTARIA DE RECEBER CARDÁPIO OU RELAÇÃO DE ALIMENTOS NECESSÁRIOS P/PESSOA QUE ESTÁ SE SUBMETENDO A QUIMIOTERAPIA EM RAZÃO DE ESTAR ACOMETIDO DE SARCOMADE KAPOSI E CONTA ATUALMENTE COM 99 ANOS DE IDADE E NÃO QUER SE ALIMENTAR PQ. NÃO TEM APETITE E NÃO SENTE O SABOR DOS ALIMENTOS.MUITO GRATA

Comments are closed.