Entidades oferecem cursos gratuitos para profissionalização

Por: Andressa Baccarin, Danielle Di Carla, Danielle Santana, Flávia Kawazoe, Renata Pereira, Samara Teixeira e Thyago Lima

Conseguir uma oportunidade de emprego está cada vez mais difícil. Apesar do crescimento econômico brasileiro, o mercado de trabalho exige que os profissionais estejam em constante aprendizado. Graduação, cursos profissionalizantes, idiomas e vivência no exterior são alguns dos pré-requisitos que diferenciam o candidato à vaga. 

Podcast: Aprender para Crescer

Dados do IBGE comprovam uma queda no percentual de desemprego de 1,3% com relação ao ano de 2009. Em prol da reintegração do desempregado, as organizações não governamentais oferecem cursos para capacitação profissional.

Um exemplo de entidade que busca construir e qualificar o cidadão que está a procura de uma oportunidade de emprego é o Instituto Nacional de Renovação Integrado (INRI). Localizado na região de Artur Alvim conta com diversos cursos profissionalizantes, entre eles o de Marketing, corte e costura, academia de música, jardinagem, costura informática, etc. Já a Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro), criada em 1979, contribui na formação profissional de jovens de baixa renda e pessoas portadoras de necessidade especial. O Instituto Ana Rosa, fundado em 1874, também destina seus cursos aos jovens carentes. Por meio de noções básicas profissionais, o Instituto Profissionalizante Paulista prepara os jovens para o primeiro emprego, que também é um dos trabalhos desenvolvidos pelo Movimento Renovador Paulo VI, uma instituição sem fins lucrativos que visa à inclusão social e empregabilidade para jovens a partir dos 12 anos, oferecendo 25 opções de cursos, dentre eles o Programa Preparatório para o Trabalho, em parceria com a ONG Ação Comunitária e cursos de desenho gráfico com certificação do SENAI.

Com objetivo de reintegrar o desempregado, a Casa do Trabalhador seleciona o futuro empregado para uma vaga disponível no mercado. Devido à falta de articulação entre os membros, a Associação de Incentivo às Comunicações, conhecida como Papel Jornal, foi desativada em 2009, deixando de proporcionar o incentivo a comunicação com cursos de redação, fotojornalismo e design.

Assista ao vídeo do Jornal Hoje sobre cursos técnicos e encaminhamento para o mercado de trabalho:
Imagem de Amostra do You Tube

Acompanhe pelo Twitter: @aprendercrescer / Blog: aprenderparacrescersp.blogspot.com